Intranet
conectar
ONDE ESTAMOS

BRASIL                                               

 

Comunidade Nossa Senhora da Providência

 

Somos da comunidade Nossa Senhora da Providência, que é composta pelas Irmãs Glória, Yolanda, Joanne, Goretti e Neide. Esta casa é também a Casa Geral da Congregação.

 

Entre nós, irmãs, há uma variedade de ministérios ou serviços. Irmã Joanne é nossa Ministra Geral, e sua missão de Coordenar, orientar e acompanhar todos os ministérios e irmãs da Congregação. Irmã Goretti é Conselheira Geral e é, responsável pela Missão e Evangelização da Congregação no Brasil, também trabalha como Nutricionista em seu consultório.

 

Irmã Glória, Irmã Yolanda e Irmã Neide, exercem diferentes funções no ministério da educação do colégio Franciscano Pio XII. Trabalhamos com os professores, colaboradores, alunos e pais, buscando uma educação voltada para os princípios franciscanos entre eles:

 

1.  Cultivar a fé em Deus sem distinção de religião.

2.  Ter cuidado reverente com a vida em todas as suas manifestações.

3.  Desenvolver responsabilidade socioambiental.

4.  Trabalhar para a construção e o cultivo da Paz e do Bem.

5.   Respeitar o próximo e o diferente.

6.  Manter o ambiente acolhedor e afetivo.

7.  Alcançar a Excelência Acadêmica pela perseverança e dedicação.

 

 

A pedagogia Franciscana é assim:

Ver, Ser, Conviver, Fazer.

Fazer a diferença nos lugares por onde passamos

Todo ser humano deve contribuir positivamente e ser agente planetário transformador, tendo em vista a paz e o bem-estar ambiental e social. 

 

Comunidade Recanto Paz e Bem

 

Nossa comunidade foi instituída em 1999 com objetivo de acolher nossas Irmãs idosas que dedicaram a sua vida ao Projeto de Deus em seus ministérios.

 

Todos os trabalhos e atividades dessas nossas Irmãs são realizados em consonância com a Regra e Constituição das Irmãs Franciscanas da Providência de Deus e para cada uma fazendo o uso de suas capacidades, esforços, disponibilidades e dons.

 

A edificação destinada a essa obra, foi preparada com muito carinho pela Congregação e cada espaço possui a praticidade as facilidades e o conforto necessários a um ambiente agradável e acolhedor.

 

Temos a disposição enfermeiras para o atendimento das Irmãs na área de enfermagem, bem como um médico e fisioterapeuta. 

 

Com referência às obrigações religiosas e comunitárias o horário do Recanto e flexível no que concerne as possibilidades de cada Irmã principalmente suas limitações físicas.

 

Outrossim , as Irmãs podem usufruir das possibilidades da prática de atividades manuais e lazer.

 

Recebemos visitas de amigos e familiares e os acolhemos com carinho e alegria.

 

A convivência fraterna é uma das razões da nossa alegria e realização pessoal.

 

Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe

 

Chamadas por Deus e fieis ao nosso Carisma vamos àqueles a quem a Providência nos envia e conscientes de nossa Missão na Igreja, testemunhamos    o Reino por nossas vidas e serviço, impulsionadas pela fé em Jesus Cristo Ressuscitado, Senhor da História. (Afirmação de Missão)

 

Inicio este artigo contando um pouco da história do surgimento da cidade de Araçás. Na época da escravidão, existia uma estrada que vinha de Subaúma (Praia) e passava no povoado de Aranha. “Araçá” era uma fazenda que ficava próxima a esse povoado. Certa vez, no povoado de Aranha deu-se uma epidemia que matou um grande número de pessoas.

 

Como o terreno desse povoado era pedregoso, reuniu-se um grupo de pessoas à procura de um terreno arenoso para fazer um cemitério, encontrando-o na Fazenda Araçá ao lado de Aranha, onde as famílias se desenvolveram.

 

Araçás foi fundada em 24 de fevereiro de 1989, data da Emancipação Política – Administrativa, mas se comemora o aniversário da cidade em 31 de janeiro.

 

Consta em nosso Diretório – M 8 que nossos “Ministérios são extensão do nosso Carisma e Missão”, em que buscamos responder às necessidades dos tempos, assumindo ‘o compromisso de evangelização e libertação, sobretudo junto aos pobres e oprimidos’. (Afirmação de Missão).

 

Com espírito missionário e na disponibilidade buscamos ser sinais da Providência de Deus, onde quer que estejamos. Procuramos atender também às exigências da Ação Evangelizadora da Igreja que são serviço, diálogo, anúncio e testemunho da comunhão. Critérios que nos mantêm em unidade e comunhão eclesial.

 

Como chegamos a Araçás? Acreditando que a Providência nos conduz e nos envia, foi por meio de Irmã Madalena, quando participou do retiro em Taizé-Ba - 2006, que, numa conversa informal com o Bispo D. Paulo Romeu da Diocese de Alagoinhas-BA, ele fez o convite para abrir uma nova comunidade de missão na diocese.

 

A partir daí, as Irmãs Elenice e Janet iniciaram o processo de abertura da nova comunidade. E, em 15 de março de 2007, as Irmãs Margarida Souza e Maria do Carmo Nogueira iniciaram a nova missão.

 

Hoje a Paróquia Deus Menino possui 16 comunidades, sendo que 15 são da zonal rural. Os trabalhos pastorais e movimentos sociais desenvolvidos na Paróquia são Pastoral Catequética; Pastoral Litúrgica, Celebrações da Palavra, Celebração das Exéquias, Infância Missionária, Leitura Orante da Bíblia, Visitas às Famílias, Pastoral da Criança, Legião de Maria, Apostolado da Oração, Terço dos Homens e Formação de Lideranças.

 

Nossa comunidade, neste ano de 2014, é também uma Comunidade formada e composta por duas Irmãs, Maria do Carmo Balbino e Carmem Lúcia, além de uma aspirante, Rafaela, natural de Minas Gerais, e estamos para receber outra no mês de agosto.

 

Pedimos a Deus a graça de continuarmos nessa missão, expandindo nosso Carisma e atendendo ao povo que é tão simples e muito acolhedor.  

 

 

Comunidade Santa Maria dos Anjos - Maceió - AL

 

A Comunidade Dom Bosco, no bairro Emater II, Maceió, conta com a presença das Irmãs Amelia e Margarida que atuam na formação dos valores cristãos deste povo tão querido. Fazem a celebração da Palavra aos domingos, leitura orante aos sábados e promoção social através de visitas, aulas de crochê, fuxico e preparando o pão com algumas mulheres. A presença delas quer ser solidária e amiga, ajudando este povo no resgate da auto estima e cidadania.

____________________________________________________________________________________________________________________

 

Voltar
Topo