Intranet
conectar
ONDE ESTAMOS

BRASIL                                               

 

 

Comunidade Nossa Senhora da Providência - SP - Generalato

Localizada no Jardim Leonor, teve início em 1958, como uma 3ª unidade do Colégio Pio XII. Quando este passou para o local onde está localizado atualmente, a casa passou a ser a residência das Irmãs.

 

Em 1978 passou a abrigar o Noviciado da congregação até o ano de 1985. No ano de 1984, a mesma comunidade Nossa Senhora da Providência foi transformada na Sede Regional da Congregação no Brasil e passou a abrigar a Sede Provincial em 1999.

 

Atualmente, com a nova estrutura de Governo da Congregação, temos neste local, a Sede Geral das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus e a comunidade é composta por Ir. JOANNE BRAZINSKI, Ministra Geral da Congregação e pelas Irmãs que têm seu ministério no Colégio Franciscano Pio XII: Yolanda, Glória, Neide e Antonia Maria.

 

 

Comunidade Nossa Senhora da Providência

Irmãs: Neide, Yolanda, Antonia Maria, Glória e Joanne

 

 

 

Comunidade São Migue Arcanjo - SP

Estabelecida em Vila Zelina, São Paulo, a comunidade existe desde que as Irmãs chegaram ao Brasil, em 1938. Desde o início, as Irmãs se dedicaram à educação formal, na antiga escola paroquial, e em poucos anos, fundaram seu próprio colégio, São Miguel Arcanjo.

 

Atualmente, as Irmãs Odete, Joanice e Selma residem nesta comunidade e seu ministério é ligado ao Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo e Obra Social Santa Clara e São Francisco de Assis. Ir. Madalena, que faz parte da comunidade, encontra-se atualmente em tratamento de saúde. 

 

Comunidade São Miguel - SP

Irmãs: Selma, Odete, Joanice e Masdalena

 
 
 

Noviciado Santa Clara – SP

Localizado em V. Alpina, a comunidade religiosa existe desde 1942, sendo a primeira casa a abrigar o noviciado da Congregação, no Brasil, assim como residência também das Irmãs que tinham seu ministério no Externato Nossa Senhora do Carmo.

 

O noviciado foi transferido para outras localidades, durante estes 80 anos, e novamente estabelecido em Vila Alpina em 2017. A comunidade religiosa, além da formação das jovens, continua com seu ministério no agora Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo e é composta pelas Irmãs Antonina, Rute, Adriana, Maria Eunice e a postulante Deise.

 

Noviciado Santa Clara - SP

Irmãs: Adriana, Eunice, Antonina, Deise (postulante) e Rute

 

 

 

Recanto Paz e Bem – SP

A comunidade Recanto Paz e Bem foi inaugurada no ano 2000, e tem o objetivo e acolher e cuidar das Irmãs que encontram-se na melhor idade de suas vidas e já contribuíram muito em nossas obras e missões, assim como acolhe Irmãs que estão em algum tratamento temporário de saúde.

 

Atualmente residem nesta comunidade, as Irmãs: Hilda, Flávia, Salette, Maristela, Suzana, Conceição, Acácia, Madalena, Sofia, Julita, Helena, Ruth Maria, Elisa, Goretti e Vandete.

 

Recanto da Paz e Bem - SP

Irmãs: Ruth Maria, Sofia, Goretti, Flávia, Vandete, Conceição, Acácia, Elisa, Maristela, Helena, Salette, Hilda, Julita e Suzana

 

 

 

Comunidad San Francisco de Asís – Riberalta -  Bolívia
 
A comunidade na Bolívia teve seu início em 2005, na cidade de Guanay, que ficava distante cerca de 8h da fronteira com o Brasil. Em 2007, foi transferida para Guayaramerin, na fronteira com Guajará-Mirim, Rondônia, Brasil, separados pelo Rio Mamoré. Nestas duas cidades, as Irmãs atendiam as necessidades pastorais, em suas respectivas paróquias. Além do ministério com presidiários e na área da saúde, num posto médico.
 
 
No ano de 2015, a comunidade foi novamente transferida, agora para Riberalta, cerca de 1h da fronteira. Lá, as Irmãs Elenice e Luzia têm seu ministério junto à ONG que atende crianças em horário alternado com o colégio. Além do atendimento às crianças, também as famílias são assistidas pelo programa. 
 
 
Comunidade San Francisco de Asis
 
Irmãs: Luzia e Elenice
 
 
 
 
Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe – Alagoinhas – BA
 
Chegamos na Diocese de Alagoinhas, em 2007, na cidade de Araçás. Nos primeiros anos, as Irmãs iniciaram seu ministério na Pastoral Paroquial. Em 2011, a comunidade tornou-se a casa de formação para a etapa do aspirantado. Diante desta nova realidade, e para atender ainda mais às necessidades da Diocese, a comunidade foi estabelecida na cidade de Alagoinhas, em 2013, onde as Irmãs Maria do Carmo Nogueira, Lúcia Nascimento e Maria José Torres desenvolvem seu trabalho pastoral junto à Catedral e comunidades que compõem a mesma, o trabalho junto à juventude e pastoral vocacional. Ir. Maria José, como psicóloga, atua dentro da área de sua profissão. 
 
 
Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe
 
Irmãs: Maria José Torres, Lúcia e Maria do Carmo Nogueira
 
 
 
 
Comunidade Santa Isabel da Hungria – Itinga – MG
 
Em 2009, atendendo ao convite de D. Severino, bispo da Diocese de Araçuai, localizada no Vale do Jequitinhonha iniciamos na própria cidade sede, um trabalho pastoral junto àquele povo sofrido e necessitado. Em 2010, por necessidade da própria Congregação, transferimos a comunidade para a cidade de Itinga, onde até hoje nosso ministério, através das Irmãs Amélia e Isabel Rosa, têm como destinatários o povo de Deus na Paróquia Santo Antônio, com todas as suas comunidades urbanas e rurais. As Irmãs que lá residem, atendem ainda outras paróquias da diocese, colaborando na formação de agentes de pastoral.
 
 
Comunidade Santa Isabel de Hungria
Irmãs: Isabel Rosa e Amélia
 
 
 
 
Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Óbidos – PA
 
As Irmãs de São Francisco da Providência de Deus estão presentes na região amazônica, em especial em Óbidos, desde dezembro de 2016, quando, atendendo ao convite do Bispo local, D. Bernardo, Ir. Marlene iniciou seu trabalho como médica clínica e cirurgiã geral. Em fevereiro do ano seguinte, Ir. Carmem juntou-se à ela, e iniciou seu ministério pastoral junto à Catedral Santana e demais comunidades urbanas e ribeirinhas que a compõem. O acesso maioria das comunidades é via rio e Ir. Carmem, que é formada em teologia, trabalha diretamente na formação de agentes de pastoral. No ano de 2018, Ir. Juliana foi enviada à Óbidos, para compor a comunidade, trabalhando diretamente nas Pastorais da Juventude e Vocacional. Ir. Juliana é formada em fisioterapia e atua também na área. 
 
 
Comunidade Nossa Senhora de Aparecida
 
Irmãs: Carmem, Marlene e Juliana
 
 
 
 
Comunidade Porciúncula – Barbacena - MG
 
As Irmãs Maria do Carmo Pereira, Maria José da Conceição e Maria Adelma atuam diretamente no Colégio São Francisco de Assis, que foi estabelecido em Barbacena no 2º semestre de 2016 e iniciou seus trabalhos com as crianças e adolescentes, em fevereiro de 2017. Os atendidos lá, assim como suas famílias, são provenientes de vários bairros da cidade e vêm de uma classe menos favorecida. A missão das Irmãs ali é acompanhar todo o funcionamento do Colégio, juntos aos colaboradores. Atuam também na Paróquia no bairro João Paulo II. 
 
 
Comunidade Porciúncula
Irmãs: Maria José da Conceição, Maria do Carmo Pereira e Maria Adelma
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Voltar
Topo