Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

3 dicas para melhor viver a Quaresma com São Francisco

A Quaresma é tempo de dar tudo, abandonando-se à Providência de Deus por amor. Confira dicas para bem vivê-la neste conteúdo aqui!

Igreja

11.03.2024 11:00:55 | 6 minutos de leitura

3 dicas para melhor viver a Quaresma com São Francisco

Com a vivência de mais uma Quaresma, surge também a oportunidade de estreitar os laços do nosso coração ao amor providente e extraordinário de Deus, que tudo dá por nós. Você está conseguindo fazer suas práticas e penitências com qualidade?

Esse período de deserto espiritual, de jejum, mortificação e profunda oração nem sempre é fácil ou simples, o próprio Jesus sofreu tentações durante os 40 dias. Contudo, a paciência e fidelidade são verdadeiramente muito frutuosas em nossas vidas.

São Francisco bem sabia disso, seu desejo era imitar Cristo até assemelhar-se a Ele, inclusive nas dores, sua conversão era contínua. Assim, não somente na Quaresma, mas em diversos momentos do ano, colocava-se em retiro e na solidão, longe dos homens, porém, próximo e intimamente unido a Deus, alimentando e inflamando sua vocação, missão e, o principal, o amor de Deus!

- 7 curiosidades sobre São Francisco: clique aqui para conferir.


Continue sua leitura e descubra conselhos valiosos para viver esse tempo com abandono e entrega de si semelhantes aos de nosso Pai Seráfico:

1) Faça renúncias com propósito

Cristo se dá por inteiro, será que nós não conseguimos abdicar um comportamento pequeno, nem que seja por apenas por um curto período de tempo?

Talvez você se questione se faz sentido tirar 40 dias do seu ano para não comer chocolate ou tomar refrigerante e, de fato, depende!

Se não há sentido, entendimento ou mesmo constância na vida espiritual e caminhada com Deus, seu jejum e penitência podem representar, nesse caso, meramente uma dieta. Mas, caso você perceba a gula como um empecilho no seu relacionamento com o Senhor, tomando as prioridades, quão bem essa escolha pode lhe proporcionar. Afinal, esse é um pecado raiz de muitos outros.

Sejam elas práticas físicas/corporais ou espirituais, é importante, antes de tudo, discernir e fazer um exame de consciência sobre em qual(is) área(s) você mais necessita de mudança.


Além do exemplo acima, a ​​avareza, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba são outros pecados centrais, camuflados em tantas situações que às vezes nos passam despercebidas no cotidiano. Deus conhece seu coração, peça ajuda Dele e não procrastine, precisamos amar o Amor hoje, e isso implica negar e afastar todo pecado.

Lembre-se: o compromisso com um bom hábito de fé também é uma renúncia, a das nossas paixões, vontades e desejos. Que tal optar por dedicar-se mais às orações ou a leitura de algum livro espiritual?


E, se Deus está lhe chamando para dar um novo passo, diga SIM!

- Aprenda com Maria a aceitar os planos de Deus em sua vida neste conteúdo.
- Precisando de coragem para avançar na vocação, renunciando a vida? Clique aqui.

2) Reze e experimente a via-sacra

Você sabia que a via-sacra tem origem em nossa espiritualidade?

No século XII, em Jerusalém, já era costume entre os franciscanos contemplar a Paixão de Cristo de maneira cronológica, com capelinhas e marcas de pedra. Não é por acaso, Francisco, como falamos anteriormente, mesmo antes de receber os estigmas em sua pele, tinha-os gravados na alma, "impressos mais profundamente" (2Cel 10,8). 


Tudo no caminho do Calvário merece nossa atenção, por isso essa oração é tão poderosa e deve ser vivida, não simplesmente rezada. Podemos ser o Simão de Cirene que partilha o peso da Cruz com Jesus, podemos ser Verônica que limpa e contempla beleza em seu rosto desfigurado, podemos ser o discípulo amado e sua Mãe Santíssima que, com coragem e amor, teimam em não deixar Jesus sozinho em seus sofrimentos.

Costumeiramente a via-sacra também habitava a mente e tocava o coração de São Francisco, "Choro a paixão de meu Senhor, pelo qual eu não devia envergonhar-me de ir chorando em alta voz por todo o mundo". Dá para imaginar tamanha centralidade desse mistério de amor na sua vida? Tomemos nosso Pai Seráfico mais uma vez como exemplo!

Relembre as estações:

1ª: Jesus é condenado à morte
2ª: Jesus é carregado com a cruz
3ª: Jesus cai pela primeira vez
4ª: Jesus encontra a sua Mãe
5ª: Jesus é ajudado a carregar a cruz por Simão de Cirene
6ª: Verônica enxuga o rosto de Jesus
7ª: Jesus cai pela segunda vez
8ª: Jesus avisa as mulheres de Jerusalém
9ª: Jesus cai pela terceira vez
10ª: Jesus é despojado das suas vestes
11ª: Jesus é pregado na cruz
12ª: Jesus morre na cruz
13ª: Jesus é deposto da cruz
14ª: Jesus é sepultado

- Quer uma ajuda para fortalecer sua vida de oração? Acesse este conteúdo.

3) Servir, servir e servir

Em nossa vocação, como Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, essa não é uma realidade apenas da Quaresma, contudo, intensificamos-a nesse período pois sabemos que em cada necessitado está o Senhor!

Servir nem sempre precisa de habilidades muito específicas, mas de um coração sempre disponível para levar Deus e ser presença e sinal Dele no mundo, seja pelos sacramentos, pela Palavra ou por um cuidado especial das enfermidades físicas e espirituais.  


- Conheça mais sobre nosso dia a dia na missão da saúde neste conteúdo.

A Campanha da Fraternidade neste ano de 2024, inclusive, leva em seu lema o versículo "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23, 8) para nos fazer refletir sobre o tema da Amizade Social, que diz respeito à superação de uma cultura de indiferença e insensibilidade em relação aos nossos próximos, em especial, aos mais pobres e sofredores. São Francisco de Assis vivia profundamente esse amor de família pelos doentes e vulneráveis, e não somente a eles, mas chamava toda a criação de "irmãos e irmãs" em seu Cântico das Criaturas.


Amando aqueles que estão ao nosso redor, amamos a Deus, isso é mandamento Dele e real espírito quaresmal! Que nossa Quaresma - e vocação - não seja egoísta, bastando-se em nossa própria evolução espiritual, porém vá de encontro ao outro e cresça com ele, até Ele.

Gostou desse conteúdo? Então, queremos lhe recomendar esse outro aqui, para você aplicar a espiritualidade franciscana e da Quaresma ainda mais em sua vocação.

Paz e bem!

Caso deseje conversar conosco sobre a sua vocação, esse assunto que você acabou de ler ou qualquer outro, entre em contato com a Congregação através dos telefones: (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229, ou pelo e-mail: providenciadedeus2@gmail.com. Estamos sempre à disposição para lhe atender.

Acompanhe-nos também pelas nossas redes sociais:
-          Instagram
-          Facebook

Mais em Igreja
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco