Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Além da inclusão, a corresponsabilidade

Publicado nesta terça-feira (6) o primeiro dos 4 vídeos da série #TheChurchIsOurHome sobre pessoas com deficiência e o Sínodo sobre a sinodalidade.

08.12.2022 | 2 minutos de leitura

Além da inclusão, a corresponsabilidade

Vatican News

O primeiro vídeo da série #TheChurchIsOurHome gira em torno do tema da participação das pessoas com deficiência na vida da Igreja, e nesta terça-feira (6) será publicado nas redes sociais do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, da Secretaria Geral do Sínodo e do Vatican News.

A narração dos cinco protagonistas dos vídeos – Enrique Alarcón García, presidente da Frater Espanha; Luz Elena Beacamonte Zamora da DCYIA; Giulia Cirillo da Comunidade de Sant'Egidio; Claire-Marie Rougier, leiga consagrada francesa; e Pe. Justin Glyn, SI – baseia-se na experiência de algumas pessoas com deficiência. No vídeo, falam sobre a falta de acesso aos sacramentos, sobre o que aconteceu durante a pandemia, sobre o costume de criar grupos separados para explicar a necessidade de seguir um caminho diferente e construir comunidades mais acolhedoras.

Não se trata apenas de facilitar a acessibilidade de lugares e dos conteúdos para os fiéis com deficiência, mas de tornar possível a sua plena participação e favorecer a sua corresponsabilidade.

O Sínodo sobre a sinodalidade – graças à sessão extraordinária de escuta organizada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida – tem-se mostrado um momento oportuno para tomar consciência dessa realidade e trilhar um caminho alternativo. Como escreve o Papa na sua mensagem:

“Sobretudo com o seu convite para caminharmos juntos e nos escutarmos reciprocamente, o Sínodo ajuda-nos a compreender como, na Igreja (mesmo no que diz respeito à deficiência), não existe um nós e um eles, mas um único nós com Jesus Cristo no centro, onde cada qual carrega os seus próprios dons e limites.”

Para entender como percorrer esse caminho na pastoral ordinária, será realizado nesta terça-feira (6) um encontro on-line entre o Dicastério e os responsáveis pela pastoral das pessoas com deficiência de algumas conferências episcopais do mundo.

 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco