Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade em Capítulo Geral

De 7 a 28 de maio, na cidade de Tortona, na Itália, acontece o XIII Capítulo Geral das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade de São Luís Orione. Ao todo são 32 participantes delegadas de diversas partes do mundo

11.05.2023 | 3 minutos de leitura

Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade em Capítulo Geral

Ir. Grazielle Rigotti, ascj - Vatican News

As Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade formam o instituto religioso feminino fundado por São Luís Orione. Sua missão é a de, confiantes na Divina Providência, desenvolver um amplo apostolado junto aos mais pobres de nossa sociedade em amor à Jesus e à sua Igreja. Atualmente As Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade estão presente em 15 países em 4 continentes diferentes.

Um evento especial

Atualmente, está em curso, de 7 a 28 de maio, na cidade de Montebello della Battaglia, província de Pavia, na Itália, o XIII Capítulo Geral das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, vivenciado por 32 participantes delegadas das diversas províncias do mundo. Itália, que compreende a missão na Romênia; Polônia, com uma comunidade na Ucrânia; Argentina, incluída pelos países de Uruguai e Paraguai; Brasil, que inclui duas comunidades no arquipélago cabo-verdiano – África Ocidental; Chile que se estende até o Peru; a Delegação de Madagascar; além dos países Quênia, Costa do Marfim, Togo e Filipinas, com grupos menores de membros e de comunidades.

Irmã Rosa Delgado Rocha, conselheira e delegada capitular compartilhou o sentimento das religiosas como o "desejo de levar na bagagem algo que as ajude a ser uma Congregação samaritana, no sentido de como viver e agir neste mundo".

"Viver de Cristo e fazer viver de Cristo todo o mundo"

No início da Santa Missa de abertura, Madre Maria Mabel Spagnuolo, Superiora Geral eleita em maio de 2017, dirigiu-se a Dom Guido Marini, presidente da celebração, recordando-lhe o lema do Capítulo: "Viver de Cristo e fazer viver de Cristo todo o mundo", para que seja luz, estímulo e guia ao longo do novo sexênio através das decisões que as Capitulares são chamadas a discernir e decidir pelo bem da Congregação e da Igreja.

Por sua vez, Dom Guido, durante a homilia relembrou algumas palavras de Dom Orione escritas em uma carta aos seus religiosos: "Tudo irá bem se tiver mais amor de Deus!" e mais adiante na mesma carta: "Há uma primeira caridade que é necessário usar para conosco: precisamos rezar mais".

Presente!

No comunicado sobre o primeiro dia de trabalhos, em 8 de maio, tiveram destaque os primeiros movimentos do Capítulo, ressaltando a cerimônia inicial realizada em frente à Pequena Casa das 400 liras, “ventre no qual a Congregação nasceu em 29 de junho”. De fato, a Congregação nasceu em 29 de junho de 1915. Na celebração, cada irmã delegada se fez presente, confirmando sua presença a alta voz. Segundo Madre Maria Mabel, disseram 'Presente!' não como uma mera formalidade ou uma resposta pronunciada automaticamente, mas como um chamado vocacional renovado. “Dizer 'Presente!' é dizer: 'Eis-me aqui, Senhor!'", enfatizou a religiosa que foi eleita recentemente como Vice-Presidente da União das Superioras Maiores da Itália, durante a 70ª Assembleia Nacional da USMI, realizada em Roma de 12 a 14 de abril de 2023.

Após a Santa Missa, houve um almoço comunitário, seguido da Lectio Orione, um momento de oração conduzido por Ir. M. Alicja Kedziora, centrada na carta de Dom Orione de 17 de fevereiro de 1926 sobre o amor à Congregação.

Após o momento, as Irmãs se dividiram em grupos para reflexão, ressonância e, em seguida, partilha em assembleia. O dia terminou com a recitação das Vésperas, concluiu o comunicado.

 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco