Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Quem São as irmãs de São Francisco da Providência de Deus?

As Irmãs de São Francisco da Providência de Deus é uma congregação formada por mulheres que se dedicam a Deus por meio da educação e da caridade seguindo o ideal de vida de São Francisco de Assis.

Devoção Mariana

30.05.2022 14:49:25 | 3 minutos de leitura

Quem São as irmãs de São Francisco da Providência de Deus?

Nós, Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, temos como carisma seguir a Jesus Cristo inspiradas em Francisco de Assis, na total disponibilidade à Providência de Deus. Abraçamos a vida evangélica em comunidade, buscando viver a pobreza de Jesus Cristo e anunciar a paz na alegria do Espírito. 

Faz parte do nosso dia a dia atuar tanto na área educacional quanto no atendimento a comunidades carentes. Estamos presentes em várias partes do Brasil, no serviço de atendimento ao povo nas comunidades urbanas e rurais, com formação de lideranças, acompanhando a catequese, liturgia, juventude e formação bíblica. Nossa atuação está presente em: 

São Paulo

*Comunidade Recanto Paz e Bem, realizando a acolhida das Irmãs idosas e em tratamento de saúde;
*Comunidade São Miguel Arcanjo; 
*Noviciado Santa Clara, na casa de formação (aspirantado); 
*Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, acompanhando o trabalho pastoral na Paróquia Santa Teresa de Calcutá. 

Pará: 

*Comunidade Nossa Senhora Aparecida com atendimento na área da saúde no Barco Hospital para as comunidades ribeirinhas e no hospital da cidade, além de trabalhos pastorais: catequese, juventudes, Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde.
*Minas Gerais: 
*Colégio São Francisco de Assis, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade;
*Comunidade Santa Isabel da Hungria, em Itinga, desenvolvendo trabalhos pastorais: catequese, juventudes, formação de lideranças, liturgia.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

A Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus foi fundada no dia 12 de março de 1922, na Diocese de Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos, como uma consequência da necessidade de apoiar paróquias e escolas paroquiais que atendiam os imigrantes recém-chegados, principalmente lituanos, de uma Europa devastada após a Primeira Guerra Mundial. 

Procurava-se mais religiosas para dirigir escolas, para a catequese e para serem presença evangelizadora no meio do povo, que estava recomeçando a vida no novo continente. Algumas Irmãs de origem lituana, residentes nos Estados Unidos, compadeceram-se por seus compatriotas e sentiram um forte apelo de Deus para trabalhar com eles.


As irmãs deixaram a congregação de origem - a Congregação da Sagrada Família de Nazaré - para se dedicarem ao apostolado junto às famílias daqueles imigrantes. O início das atividades foi desafiador. Relembra-se ainda hoje o quanto elas foram corajosas, pobres, simples e ousadas no início de sua obra, voltada prioritariamente para a educação de crianças e de jovens, mas visando, também, o cuidado aos doentes e a assistência aos necessitados.


Chegada ao Brasil

Depois de 16 anos de fundação, as cinco fundadoras da Irmãs de São Francisco da Providência de Deus atravessaram os oceanos e chegaram ao Brasil no dia 27 de agosto de 1938, em resposta à solicitação da Igreja local, para atender às necessidades das famílias lituanas em Vila Zelina, em São Paulo.

Os primeiros anos do trabalho missionário aqui no país foi direcionado para beneficiar o povo lituano. Porém, a missão foi ganhando novas amplitudes e abrangendo novas áreas de educação nos colégios, em obras sociais, na Saúde, na formação, nas paróquias e comunidades inseridas nos meios populares e na administração de outros serviços da Congregação. 

Temos uma sede geral localizada em São Paulo, que organiza o trabalho realizado por mulheres que chegam de todas as partes do Brasil ansiosas por seguir a Cristo por meio do exemplo de São Francisco de Assis, por quem somos unidas pelo desejo de simplicidade, oração, fraternidade, partilha, missão e paz. 

Mais em Devoção Mariana
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco