Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

A pobreza de São Francisco de Assis

À luz da pobreza, Francisco brilhou sobre o mundo. Leia este texto e entenda porque a pobreza é uma das maiores virtudes de São Francisco de Assis.

Igreja

10.10.2022 15:25:39 | 5 minutos de leitura

A pobreza de São Francisco de Assis

Você trocaria uma vida de abundâncias por uma vida de simplicidade?

Para muitos, tomar essa decisão significa abdicar de certos confortos que trazem comodidade para a vida. Para outros, significa compreender que a felicidade não está na quantidade de coisas que temos, mas em encontrar propósito na simplicidade do dia a dia. 

Em um mundo onde consumimos mais do que podemos, passamos muito tempo de nossas vidas acumulando coisas que trazem um prazer imediato, mas que acabam sendo descartadas assim que um novo desejo de compra surge. No fim do dia, continuamos nos sentindo esgotados, vazios. Esquecemos de olhar para dentro, de refletir sobre o que realmente importa. 

Há uma parte que falta, e esta parte é Jesus Cristo. Foi nesse pensamento que São Francisco de Assis chegou após ter recebido os sinais do nosso Senhor. Conhecido como o santo da pobreza, Francisco abdicou da herança de sua família para viver uma vida simples no caminho de Deus.  

Quer saber como isso aconteceu? Continue lendo este texto!


O que fez Francisco abandonar uma vida de exageros?

Não pense que foi uma decisão fácil para São Francisco. Nascido em uma família rica, o santo aprendeu a ser pobre com os pobres. Até a juventude, o menino levou uma vida de abundâncias. Vivia à custa da riqueza de sua família; era muito festeiro e não se importava com trabalho ou estudo. Tinha o sonho de ser um cavalheiro e, por seguir esse desejo, acabou sendo prisioneiro de guerra duas vezes. 


Nada foi em vão na vida de Francisco. Todos esses momentos vividos por ele foram fundamentais para o despertar do chamado de Deus.

Francisco percebeu que Jesus não está nas grandes coisas. Ele está nos pequenos detalhes, na simplicidade do dia a dia. Foi esse o sentimento que São Francisco teve, e por isso foi fácil tomar a decisão de abandonar toda a herança de sua família. Para ele, já não importava ter; o que importava era ser. À luz da pobreza, Francisco brilhou sobre o mundo.
 
Mas como isso aconteceu? 

Os sinais de Deus a Francisco foram claros. Primeiro, a vida mundana já não fazia mais sentido. As festas chegaram ao fim quando surgiu a oportunidade de Francisco batalhar na guerra contra a Perugia em 1202. Nesse momento, foi capturado e passou um ano preso. De volta a Assis, adoeceu e, durante os episódios de febre, sentiu um sinal para a vocação. 

Pensativo e recuperado, Francisco retomou à vida militar, mas os sonhos e as visões sobre divinas o atormentavam, e o chamado à vida religiosa estava cada vez mais latente em seu coração. 

A riqueza de São Francisco é pertencer a Deus. Qual é a sua? Descubra!

SIM a Deus

Indo contra a vontade da família, aos 25 anos Francisco renunciou a sua herança, abandonando todos os seus bens, inclusive as roupas que vestia. Nada mais dessa vida de abundância fazia sentido para ele. Um novo tempo se iniciava: o tempo de conversão. 


Um acontecimento levou Francisco a responder SIM ao chamado de Deus. Certa vez, enquanto cavalgava nas cercanias de Assis, avistou um leproso. Porém, nesse momento, teve uma reação muito diferente do que as pessoas costumavam ter: desceu do cavalo, ofereceu-lhe uma moeda e beijou-lhe a mão. 

Foi beijando um leproso que Francisco sentiu profundamente o jeito que Deus é. Beijando um leproso, Francisco se lembrou de Jesus pobre, desprezado, sofrido, marginalizado, crucificado, abandonado, por amor a nós para nos salvar. Francisco lembrou D"aquele "que se fez leproso" por nosso amor, e percebeu: Deus é pobre, Deus é caridade, Deus é amor. 



Ele viu Deus no leproso. Não sentiu repulsa, nem aversão; sentiu o amor de Deus. Este gesto de caridade fez com que Francisco respondesse o SIM que o Senhor aguardava. Ele passou a se dedicar aos doentes e aos miseráveis e, guiado pela visão de Jesus pedindo "Vai e reconstrói a minha igreja!", Francisco passou a reconstruir pequenas igrejas nos arredores de sua cidade, e logo fundou a Ordem dos Frades Menores.

“Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza.”

A sabedoria de São Francisco de Assis estava, este tempo todo, em reconhecer na pobreza a verdadeira face de Cristo. Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2 Cor 8, 9), e nele o jovem revolucionário Francisco se encontrou. 

A pobreza é uma das maiores virtudes de São Francisco de Assis. Ele enxergou na pobreza um valor especial, um sentimento de que o homem é feito para amar e ser amado. 

A verdadeira pobreza não está nos extremos; está dentro do coração de cada um de nós. Ela proporciona total confiança em Deus, e nos dá alegria. Ela nos permite ver Cristo por quem ele realmente é.

Como São Francisco de Assis, queremos viver a pobreza e a caridade todos os dias das nossas vidas. Somente assim encontramos a felicidade plena de pertencer a Deus. 

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível” São Francisco de Assis.

Quer conhecer a nossa Congregação? Clique aqui!

Entre em contato com a gente pelos telefones (11) 3501-0106 ou pelo (11) 95114-0229 ou siga a Congregação no Instagram e no Facebook

Mais em Igreja
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco