Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Conheça o processo vocacional das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus

O processo vocacional das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus possui cinco etapas onde as noviças podem ter um melhor discernimento da melhor maneira de seguir o sim do seu coração.

Devoção Mariana

30.05.2022 15:11:25 | 5 minutos de leitura

Conheça o processo vocacional das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus

Nós sabemos quantas pedras, dúvidas e incertezas existem pelo caminho vocacional. Afinal, não sabemos se os planos de Deus são os mesmos que os nossos. O próprio Francisco de Assis, tal como tantos jovens do seu tempo, desejava ser cavaleiro, ambicionava ser alguém importante, de grande reconhecimento diante dos outros. No entanto, o caminho apresentado por Deus para alcançar tal objetivo era bem diferente daquele idealizado pelo santo que inspirou a nossa congregação. 

Por isso, o seu sim vocacional demanda tempo para haver uma real confirmação do seu coração. Para lhe ajudar neste processo de discernimento, vamos compartilhar com você o processo vocacional das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus.

ANIMAÇÃO VOCACIONAL (1º passo)

Nesta etapa oferecemos às jovens condições que favoreçam o seu discernimento vocacional para um chamado à vida religiosa em nossa Congregação. Nós as ajudamos a descobrir qual o Projeto de Deus para a sua vida.

Ao mesmo tempo, também atuamos juntos às famílias, despertando nelas a consciência da responsabilidade da formação humana, cristã e vocacional de suas filhas. Dado o sim, iniciamos a jovem no conhecimento de nossa Congregação, carisma e missão, acompanhando-as cuidadosamente em seu discernimento vocacional.


O que a jovem precisa fazer para chegar a este primeiro passo?

Demonstrar interesse em saber mais sobre a Vida Religiosa, querer conhecer a Congregação, nosso carisma e missão. É necessário estar em busca de respostas para suas dúvidas. Para saná-las, entre em contato com a Congregação por meio da Animadora Vocacional ou outra Irmã da Congregação, a fim de iniciar o acompanhamento vocacional.

Quanto tempo dura a animação vocacional?

O acompanhamento vocacional geralmente dura de 6 meses a 1 ano. Por meio de estudos e reflexões, a jovem estuda e partilha as reflexões com a Animadora Vocacional. É por meio dos estudos que a jovem descobre se o caminho da Vida Religiosa é o que deseja para a sua vida. 

Depois de 6 meses a jovem é convidada a fazer um período de experiência em uma de nossas comunidades por 3 meses. Nessa experiência, ela irá compartilhar de nossa vida cotidiana, nossos momentos de orações, trabalhos internos e missionários, e da vida fraterna. É mais uma oportunidade para ajudá-la a discernir e tomar uma decisão. Depois desses 3 meses ela poderá ingressar na etapa do Aspirantado.

São realizados encontros em grupo com as jovens que estão sendo acompanhadas para que possam se conhecer e partilhar sua vida e suas curiosidades. De forma individual, são feitos os estudos de temas específicos, como: O que é vocação?, Vocação na Bíblia, Vocação de alguns personagens bíblicos, Vocação específica e outros.

ASPIRANTADO
A caminhada do aspirantado é um passo que a jovem dá com desejo de aspirar sobre a vida comunitária, a vida de oração e missão das Irmãs. O tempo de duração pode ser de 6 meses a 2 anos, de acordo com a caminhada individual de cada jovem.

Nessa etapa a jovem é convidada a compartilhar conosco da nossa vida comunitária e missionária. Ela é inserida aos poucos nos trabalhos pastorais eclesiais e em nossos Colégios.

POSTULANTADO 

Nesta etapa a jovem já está mais inserida nos trabalhos pastorais e nos Colégios. Com duração de 1 a 2 anos, essa é a etapa oficial do processo formativo, em que a jovem passa por um período de orientação e discernimento vocacional. Descobre-se aqui as reais motivações para a Vida Religiosa Consagrada nesta Congregação.

NOVICIADO

Esta é a etapa central da Formação Inicial. Dura dois anos, tempo em que a noviça intensifica a experiência de Deus Trindade, no seguimento de Jesus Cristo Pobre e Crucificado ao modo de Francisco e Clara de Assis.

As jovens entendem melhor os valores essenciais da Vida Consagrada, aprendendo a viver no silêncio, na contemplação e no exercício cotidiano da entrega de si à causa do Reino de Deus, desenvolvendo também uma disciplina pessoal entre convivência, oração, estudo, trabalho e lazer.

Chamamos o primeiro ano de canônico. A jovem é convidada a aprofundar o conhecimento de si, integrar valores e atitudes necessárias. O segundo ano é chamado de apostólico, em que a jovem é inserida em comunidades da nossa Congregação, experimentando com mais intensidade a nossa realidade missionária.

PROFISSÃO TEMPORÁRIA - JUNIORATO

O tempo de profissão temporária, também chamado Juniorato, começa com a primeira profissão e estende-se até à profissão perpétua, com duração de cinco a sete anos, de acordo com a caminhada individual.

A Irmã neo professa será inserida em nossas missões e Colégios, de acordo a sua aptidão missionária. Também iniciará estudos acadêmicos em sua área de desejo, e que possa ser melhor ofertado na missão Congregacional. As Irmãs buscam o equilíbrio entre vida de oração pessoal e comunitária, vida fraterna e apostólica, formação humana, religiosa e acadêmica.

FORMAÇÃO CONTINUADA

A formação continuada é o caminho de toda a vida pessoal e comunitária das irmãs para descobrir o Cristo pobre, humilde e crucificado em si mesma, nas irmãs, no serviço, na própria cultura e em toda a realidade contemporânea. Integra um crescimento pessoal, espiritual, profissional e ministerial, de forma que está sempre pronta a começar e fazer o bem, segundo a exortação de São Francisco.

Se você se identificou com a Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus ou deseja tirar mais dúvidas, entre em contato conosco. 
 
Você pode falar com Irmã Antonia Maria pelo fone/WhatsApp: (11) 951140229 ou enviar e-mail para providenciadedeus2@gmail.com. Que Deus ilumine o seu caminho vocacional para que você possa fazer uma escolha que responda ao sim do seu coração.  


Mais em Devoção Mariana
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco