Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

O que preciso para ser uma Irmã de São Francisco da Providência de Deus?

Na vocação, em primeiro lugar, é preciso compreender a vontade de Deus. Clique aqui e saiba o que é preciso para tornar-se uma Irmã de São Francisco!

Vocacional

27.06.2023 13:45:08 | 6 minutos de leitura

O que preciso para ser uma Irmã de São Francisco da Providência de Deus?

Você já se fez essa pergunta? Talvez a vocação religiosa algum dia já lhe despertou a atenção, mas, pela falta de uma direção, acompanhamento ou mesmo das informações básicas necessárias, você não conseguiu entregar com confiança e segurança seu próximo passo ao Senhor, sua decisão por consagrar-se totalmente a Ele. Se você se identificou, fique por aqui, queremos ajudar você!

- Compreenda mais como escutar, confiar e seguir o chamado de Deus em sua vida por meio deste conteúdo, e aproveite também para saber mais sobre a vocação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus.

"Qual é a idade correta? Preciso ter vivido sempre dentro da igreja? Será que o chamado chega logo pela infância, ou é revelado com o passar dos anos? O processo vocacional leva muito tempo? Vale a pena?"... Entre as dúvidas que surgem durante o discernimento, essas são algumas das mais comuns, em todas elas uma coisa é verdade: Deus chama, a seu tempo, do seu modo, e para Ele tudo é possível. Você é possível! E, muito mais que isso, é capaz, escolhida, amada, pode ter certeza.


- Quer entender mais sobre o tempo de Deus no caminho vocacional? Clique aqui!

Vamos compreender essa jornada por etapas? 

1º lugar: Vontade de Deus

Para seguir a vocação das Irmãs de São Francisco, ou qualquer outra vocação - leiga, matrimonial, sacerdotal ou religiosa -, antes de tudo precisamos saber quais são os planos do Senhor para a nossa vida.

Além do propósito do amor e da santidade, comum a todos, Ele preparou especialmente para cada pessoa uma missão particular, afinal, ninguém no mundo é e nem deve ser igual, pois a Graça opera na diversidade dos dons. Indo ao encontro dessa vocação única, encontramos ainda mais sentido e felicidade, transbordando o mesmo na vida dos nossos irmãos.

Muitas vezes, entretanto, acabamos nos apressando, corremos para buscar as respostas e Deus ainda nem nos fez a pergunta. Facilmente podemos nos perder se ultrapassamos Aquele que nos guia no caminho, não é? 


Por isso, o período dessa paciente espera até o chamado deve ser vivido com aprofundamento na oração, na Palavra, nos Sacramentos, na caridade e na , para que possamos conhecer e reconhecer a voz do Pastor (Jo 10, 27-29).

Lembremo-nos que, durante o discernimento, a vida já está acontecendo, ela não paralisa! Pelo contrário, se prepara, renova e move para melhor acolher a vocação. Tenha um coração abastecido de amor e paz, abandone-se em Cristo e Ele completará com todo o restante!

2º lugar: Minha vontade

Os sonhos de Deus estão alinhados aos nossos sonhos, na vocação, a nossa vontade também importa. Isso não quer dizer, no entanto, que qualquer direção que escolhemos "funciona" e, por isso, não precisamos nos atentar àquilo que o Senhor diz, "deixando apenas a vida nos levar". 

O Espírito nos ilumina interiormente, o que Ele substitui não são nossas boas inclinações, as habilidades e gostos que formam nossa personalidade e essência, cuidadosamente moldadas por Ele, mas as tentações do pecado em nossa carne. "Os puros de coração verão a Deus" (Mt 5, 8), essa clareza espiritual vem com a reconciliação.

A partir disso, combinamos quem já somos em Deus com quem Ele deseja que ainda nos tornemos, e nos surpreendemos com o resultado. Dê o seu sim!

- Aprenda a dizer SIM à vocação com Maria por meio deste conteúdo.


3º lugar: O processo vocacional

O compromisso com o Senhor se torna concreto, agora, no avançar. Você já está mais confiante com sua decisão pela vida consagrada? Chegou a hora de entender o caminho dentro de uma Congregação até sua profissão religiosa!

Conheça o significado dos conselhos evangélicos na vocação religiosa clicando aqui.

Em nossa Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, somos inspiradas por São Francisco e Santa Clara de Assis na missão do seguimento do Evangelho de Jesus Cristo, da confiança na Providência de Deus, da vivência da pobreza e caridade fraterna e, desde as simples e menores ações, do compromisso em anunciar a alegria de Deus Ressuscitado onde Ele nos conduzir.

“Devo florir onde o Senhor me plantar” (Santa Clara de Assis).

Doamos nossas vidas e servimos aos irmãos mais necessitados, em tudo glorificando a Criação! Estamos presentes em quatro colégios em São Paulo e Minas Gerais, também em São Paulo, atuamos em obras sociais e nas comunidades urbanas e rurais. Nossa missão é realizada no serviço de formação, catequese, liturgia, juventude e escola bíblica.

- Saiba mais sobre nossa missão de ser sinal de fé, paz, amor e Providência Divina no mundo, clicando aqui.
- Pensamentos de São Francisco para te ajudar no seu discernimento vocacional - Confira agora!

Para chegar até a missão, nossa vocação inicia com o período da animação, onde você irá descobrir o Projeto de Deus para sua vida e dispor-se a dar uma resposta generosa a Ele; no aspirantado, que dura de 6 meses a 2 anos, é exercido no seu cotidiano o autoconhecimento e o conhecimento do Senhor, cultivando um profundo relacionamento; logo depois, no postulantado, também com duração 6 meses a 2 anos, os valores e o desenvolvimento pessoal e espiritual são mais consistentes a fim de amadurecer as reais motivações da escolha e decisão pela vida religiosa consagrada; em seguida, nos próximos 2 anos de noviciado, a experiência com Deus e com a vocação são ainda mais intensificadas, se assume, integra e prova mais da espiritualidade e carisma, na contemplação e apostolado; no juniorado, tempo de profissão temporária entre 4 meses a 6 anos, internaliza-se, retoma e consolida o desejo e a formação para o "sim" da vocação; e, enfim, chegamos na profissão contínua, que nutre e sustenta a fidelidade a cada dia até o encontro com o Céu.

Se Deus lhe chama para a vocação, experimente!


Seja uma Irmã de São Francisco da Providência de Deus! Agora que você já sabe o que é preciso para a vocação, preencha o formulário disponível no link acima e percorramos juntas essa jornada até Deus.

Quer saber mais sobre como descobrir a sua vocação? Temos um blogpost especialmente para você bem aqui

Paz e bem!

Você também pode conversar conosco sobre esse assunto entrando em contato com a nossa Congregação pelos seguintes telefones (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229. Ou, se preferir, fale com as Irmãs de São Francisco da Providência de Deus através do e-mail: providenciadedeus2@gmail.com

Acompanhe-nos nas redes sociais!
>>> Instagram, Facebook e YouTube

Mais em Vocacional
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco