Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

O que Santa Clara de Assis nos ensina sobre seguir a vocação?

Considerada a jovem corajosa de Assis, Santa Clara renunciou a muitos privilégios para viver uma vida de simples e pobre em Deus. Vem descobrir como!

Vocacional

17.08.2022 | 6 minutos de leitura

O que Santa Clara de Assis nos ensina sobre seguir a vocação?

Se você fosse de uma família rica, renunciaria à nobreza para viver uma vida pobre e humilde? Essa foi a decisão de Santa Clara! 

A jovem corajosa de Assis nunca se sentiu feliz com tamanha riqueza material, pois a única riqueza que importava para o seu coração inquieto era a fé inabalável em Deus. 

Inspirada pelo profundo desejo de seguir a Cristo, Santa Clara acolheu a sua vocação muito jovem, tornando-se a virgem esposa de Cristo, humilde e pobre, a Ele totalmente consagrada. Quer saber o que Santa Clara tem a nos ensinar sobre a vocação? Continue com a gente por aqui!


Clara como uma luz que resplandece no mundo 


Na cidade de Assis, no dia 16 de julho de 1194, o choro de Chiara d"Offreducci ecoou entre os corredores do casarão da família rica dos Offreducci. Conta a história que, prestes a dar a luz, a mãe de Clara rezou fervorosamente ao Senhor para um bom parto.

O Senhor então disse: “Não tenhas medo, senhora, pois darás à luz a uma luz que resplandecerá com maior claridade que o pleno dia”. Eis que nasce Clara, que carrega em seu nome, desde o ventre materno, a vocação de ser luz. Como um clarão no céu, Clara veio para iluminar o mundo.

Filha de nobres aristocratas de Assis, a bela menina viveu uma infância rodeada de riquezas herdadas pela família. Porém, a maior herança que seus pais poderiam ter dado à Clara foram os valores cristãos, que serviram de fundamento para uma vida consagrada.

Desde cedo, Clara demonstrava o motivo pelo qual veio ao mundo. Alimentava os pobres e estendia a mão aos abandonados pela sociedade. Queria partilhar algo que era seu; não o dinheiro de seus pais, mas um sentimento que sentia inquieto em seu coração.

Era uma menina que tinha tudo para viver uma vida de privilégios; mas esse tudo não era o suficiente. Ela precisava de Deus para ser verdadeiramente feliz. 

Uma mulher terna e destemida


Durante a sua juventude, ouviu falar de um jovem “louco” que estava espalhando à população de Assis um sermão sobre uma vida de total desapego, vivendo pobre entre os pobres. O nome dele era Francisco de Assis, a quem prontamente a jovem Clara se identificou nos ditos sobre a vivência do Evangelho.

Depois de muitos encontros e orações, onde discerniu o seu desejo com Francisco, Clara encontrou a resposta que buscava para a sua vida: queria seguir a Cristo. Em 1212, no Domingo de Ramos, recebe o sinal de Deus através de um ramo. 

Antes mesmo de completar 18 anos, na madrugada do dia seguinte, Clara decidiu seguir a sua vocação. Abandonou a sua casa para se encontrar com São Francisco de Assis na Igreja Porciúncula, em Santa Maria dos Anjos.

Naquela Igrejinha, Santa Clara se desfez de seus longos cabelos e, ao professar os votos de castidade, pobreza e obediência, foi consagrada como Esposa Fiel de Deus.

Podemos ajudar você a descobrir a sua vocação. Clique aqui! 

A vocação é um ato de amor a Deus

O chamado de Deus à vocação já havia sido feito a Santa Clara, que viveu quase duas décadas sentindo o desejo ardente de pertencer a Cristo sem ao menos saber distinguir esse chamado.

Já consagrada, Clara foi ao Mosteiro das Beneditinas e, mais tarde, junto de sua prima e mais jovens que seguiram o seu exemplo, fundou a Ordem das Clarissas. Uma mulher à frente do seu tempo, é considerada a glória do feminino.

Clara foi e continua sendo inspiração para muitas mulheres que renunciam outras vocações para se tornarem consagradas a Cristo. Como nós, Irmãs de São Francisco, queremos ser cada vez mais como Santa Clara.

Quer conhecer mais sobre a nossa Congregação? Vem com a gente! 

Queremos florescer onde o Senhor nos plantar

Muitos são os ensinamentos de Santa Clara de Assis. Como Congregação Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, buscamos levar uma vida de simplicidade e humildade, assim como nos ensina São Francisco e Santa Clara.

Conheça a Congregação das Irmãs de São Francisco! 

Confiar em Deus: Só encontramos sentido na vida quando abandonamos nossas dúvidas e aflições em Deus. Confie em Deus, pois Ele tem um plano especial para a vida de cada um de nós.

Conversar, orar e refletir: Santa Clara passou anos sem conseguir distinguir a sua vocação, e foi somente compartilhando seus medos e desejos a Francisco que conseguiu aceitar o chamado de Deus para a sua vida. Procure uma orientação vocacional para ajudar você a conversar, orar e refletir sobre a sua vocação. 
Perseverança, coragem e força: Conhecida como a jovem corajosa de Assis, Santa Clara sentiu desde pequena o desejo ardente de seguir a Deus. Mesmo contra a vontade de sua família, Santa Clara foi forte no seu chamado. Independente dos obstáculos, siga a sua vocação. 

Uma vida plena e feliz em Deus: Não precisamos de muito para ser feliz. Assim nos ensina São Francisco e Santa Clara. De família nobre, a bela Clara abdicou de toda a sua herança para viver a riqueza de pertencer a Cristo. Repense a sua vida: o dinheiro realmente traz felicidade?

Para tudo na vida, há um tempo certo: Foram 18 anos sentindo o ardente desejo de pertencer a Deus. Um desejo que, antes de conhecer São Francisco, não compreendia, apenas sentia – e sentia muito. No plano de Deus para a sua vida, há um tempo certo para você discernir o Seu chamado e compreender a sua vocação. Nós podemos ajudar você nesse processo!

Orar para viver: A oração é o que nos aproxima de Deus. Santa Clara orou todos os dias de sua vida. Era assim que conversava com Deus e Lhe pedia Paz e Bem a todos os seres vivos do universo.

Já pensou viver uma vida como Santa Clara? Venha tirar as suas dúvidas ou saber mais sobre a nossa Congregação. Clique aqui! 

Siga as Irmãs de São Francisco da Providência de Deus no Instagram e no Facebook!


Mais em Vocacional
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco