Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Quais os principais ensinamentos de São Francisco de Assis para a Congregação?

Podemos aprender muito com a vida de São Francisco de Assis. Seus ensinamentos fortalecem nossa Congregação. Confira no conteúdo que preparamos especialmente para você!

Vocacional

26.10.2023 14:38:23 | 5 minutos de leitura

Quais os principais ensinamentos de São Francisco de Assis para a Congregação?

São Francisco de Assis levou uma vida simples, de doação a Jesus. Os escritos deixados pelo santo nos ensinam muito sobre como sermos melhores, mas é seu exemplo de vida que nos revela como sermos caridosos e entregues a Jesus. Para as Irmãs de São Francisco da Providência de Deus alguns ensinamentos se destacam entre tantos aprendizados. Isso porque, nosso carisma e missão tem como base a experiência de vida deste santo tão querido e importante para nossa Congregação. 


Assim, percebemos como o conhecimento deixado por São Francisco impacta na nossa vida pessoal, comunitária e religiosa. Vamos descobrir juntas quais os principais ensinamentos de São Francisco de Assis para nossa Congregação? 


1- Viver despojada

Totalmente apegados à pobreza, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, não queiramos jamais ter nenhuma outra coisa debaixo do céu” (São Francisco de Assis).


São Francisco entendeu que ele não precisava de grandiosas coisas para ser feliz e atender ao seu chamado divino. Ele abriu mão de tudo que possuía e viveu plenamente a entrega a Deus. Para o santo, somente o essencial era necessário para uma existência feliz e livre. Toda a vida de São Francisco foi baseada na confiança, pobreza e doação a Deus, entendendo que Ele sabe de todas as coisas. Entenda mais sobre a pobreza vivida pelo santo, aqui


O nosso carisma reflete a total disposição e entrega a viver à Providência de Deus. Buscamos viver a pobreza de Jesus Cristo, anunciando a paz na alegria do Espírito.


Na simplicidade e na alegria queremos ser sinais da esperança, impulsionadas pela fé em Jesus Cristo Ressuscitado. Quer saber mais sobre a Providência de Deus? Clique aqui


2- Ser humilde

“E nunca desejem estar acima dos outros, mas sejam muito mais servos e súditos de toda humana criatura, por causa de Deus” (São Francisco de Assis)



Indo ao encontro da vida despojada, a humildade era uma forte característica deste santo tão querido para nossa vocação. No momento em que se desfez das vaidades humanas para melhor viver o Evangelho, São Francisco compreendeu o significado da palavra humildade. 


Humildade para ajudar o próximo, humildade para entender que não sabemos tudo, humildade para sermos servos diante de Deus. “Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão” (São Francisco de Assis).


Essa virtude acompanha as Irmãs de São Francisco da Providência de Deus em suas vocações. Nós entendemos que o tempo todo estamos aprendendo com o próximo e o ensinando. Reconhecemos a humildade como uma virtude desejável em nosso carisma. 


3- Pregar a paz 


“Para pregar a paz, primeiro você deve ter a paz dentro de você. Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz” (São Francisco de Assis).


Não só nossa Congregação, mas todos devemos seguir este grandioso ensinamento deixado por São Francisco. Pregar a paz em um mundo cheio de guerras, disputas e violência parece impossível. Mas tendo Deus como base e força em nosso chamado, podemos atender ao pedido do nosso querido santo. Ousemos sonhar com um mundo melhor, feliz, em paz, e que com a graça de nosso Pai, isso um dia se realize. 


Ao longo de nosso percurso vocacional praticamos o exercício da paz através da vida comunitária e religiosa. Que possamos ser sinal de paz e fé por onde passarmos, preenchendo os corações com bondade, humildade, pobreza e obediência! Esta é nossa missão


4- Viver o Evangelho


“Como pobres, os Irmãos e as Irmãs, a quem o Senhor deu a graça de servir e trabalhar, sirvam e trabalhem fiel e devotamente de tal modo que, excluída a ociosidade, inimiga da alma, não extingam o espírito da santa oração e devoção, ao qual devem servir todas as outras coisas temporais” (São Francisco de Assis).


Missas, orações, sacrifícios e ajuda ao próximo nos levam a viver o Evangelho diário. Atendendo ao chamado divino, cultivamos com Deus uma intimidade nutrida pela Sagrada Escritura, pela Eucaristia, pela doação aos irmãos e na reverência a toda criação. Acolhendo nosso carisma, assumimos o compromisso de evangelização e libertação sobretudo junto aos pobres e oprimidos. 



Seguindo o ensinamento de São Francisco de nunca abandonar aquilo que acreditamos, vivemos nossa fé e nosso carisma, testemunhando o Reino por meio de nossas vidas a serviço da justiça, paz e reconciliação entre todas as pessoas. Tendo esse ensinamento como base da nossa vida terrena, entenderemos que o Evangelho é sinônimo de amor. E por mais que seja difícil amar todas as pessoas que nos cercam, é importante nos esforçarmos para sermos a melhor versão para nós, para o próximo e, principalmente, para Deus.


Com a frase tão célebre de São Francisco de Assis complementamos: Pregue o Evangelho em todo tempo, se necessário, use palavras. Que possamos praticar as virtudes do santo em nossas vidas e que, com o auxílio da Congregação, nossas Irmãs sejam capazes de passar adiante os ensinamentos tão importantes de São Francisco!


Está preparada para viver estes aprendizados na sua vocação? Clique aqui e descubra seu chamado divino. Paz e bem!


Os ensinamentos de São Francisco suscitaram em você um desejo de conhecer mais sobre nossa Congregação? Clique aqui


Se deseja conversar sobre este assunto, entre em contato com a Congregação por meio dos telefones: 


(11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229, ou pelo e-mail: providenciadedeus2@gmail.com. 


Estamos sempre à disposição para lhe atender! 


Acompanhe-nos também pelas nossas redes sociais!


Mais em Vocacional
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco