Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
Santos Franciscanos - Outubro

  • 04/10 Nosso Seráfico Pai São Francisco, Diácono, Fundador de Três Ordens
    04/10 Nosso Seráfico Pai São Francisco, Diácono, Fundador de Três Ordens
    Nasceu em Assis, no ano de 1182. Depois de uma juventude leviana, converteu-se, renunciou a todos os bens paternos e entregou-se inteiramente a Deus. Tendo abraçado a pobreza, levou uma vida evangélica, pregando a todos o amor de Deus. Aos que desejaram segui-lo, formou-os com normas excelentes, aprovadas pela Sé Apostólica. Deus início a uma Ordem de religiosas e a uma Ordem de penitentes inseridos no mundo, bem como à pregação entre os infiéis.

    Oração:
    Ó Deus, que fizestes o Seráfico Pai São Francisco assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 05/10 São Benedito, o negro, da ordem I
    05/10 São Benedito, o negro, da ordem I

    Benedito, cognominado o Mouro, ou “o Negro”, como é conhecido no Brasil, nasceu na Sicilia. De pais escravos, vindos da Etiópia para San Fratello na Sicília, vendeu seus bens e fez-se eremita franciscano nas vizinhanças de Palermo. Mais tarde, atendendo a um decreto de Pio IV, obrigando a todos os que seguissem a Regra de São Francisco a viverem em conventos de sua Ordem, Benedito obedeceu. No convento, dedicou-se a trabalhos humildes. Chegou a exercer o ofício de Superior, mesmo não sendo sacerdote e, mais tarde, vemo-lo novamente trabalhando na cozinha. Morreu no ano de 1589. Seu culto bem cedo se espalhou pela Itália, Espanha, Portugal, Brasil e México. Pio VIII inscreveu-o solenemente no rol dos santos.

    Oração:
    Ó Deus, que em São Benedito, o Negro, manifestais as vossas maravilhas, chamando à vossa Igreja homens de todos os povos, raças e nações, concedei, por sua intercessão, que todos, feitos vosso filhos e filhas pelo batismo, convivam como verdadeiros irmãos e irmãs. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 06/10 Santa Maria Francisca das cinco chagas, da Ordem III
    06/10 Santa Maria Francisca das cinco chagas, da Ordem III

    Maria Francisca nasceu em Nápoles, no ano de 1734. Vestindo o hábito da Ordem Terceira de São Francisco, castigava seu corpo com jejuns, vigílias e outras penitências. Com imensa caridade, socorreu os pobres e doentes. Manifestou grande devoção à Mãe de Deus e brilhou pela humildade. Adormeceu no Senhor aos 6 de outubro de 1791.

    Oração:
    Senhor nosso Deus, que cumulastes de graça a Santa virgem Maria Francisca das Cinco Chagas, fazei que, incentivados na terra por suas virtudes, sejamos a ela associados na felicidade do céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 10/10 São Daniel, e seus companheiros mártires, da ordem I
    10/10 São Daniel, e seus companheiros mártires, da ordem I

    No ano de 1227, tomaram o caminho de Marrocos, para ali pregarem o Evangelho, sete Frades Menores sob a direção de Daniel, oriundo da Calábria. Chegados a Ceuta, pregaram a fé cristã, primeiramente aos comerciantes italianos e depois, também aos muçulmanos, percorrendo as ruas da cidade. Presos pelos inimigos, como se recusassem a renegar a fé, foram condenados à morte. Varões tementes a Deus recolheram seus restos mortais ultrajados e os sepultaram em Ceuta.

    Oração:
    Deus todo-poderoso, que destes a São Daniel e seus companheiros a graça de sofrer pelo Cristo, ajudai também nossa fraqueza, para que possamos viver firmes na fé, como eles não hesitaram em morrer por vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 13/10 São Serafim de Montegranaro, da ordem I
    13/10 São Serafim de Montegranaro, da ordem I

    Serafim nasceu em Montegranaro, nas Marcas, Itália, em 1540. Após uma juventude cheia de trabalhos pesados, entrou como religioso irmão na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Nos diversos conventos e ofícios a que foi destinado, viveu em constante trabalho e oração, com exemplar simplicidade e humildade, serviçal para com todos. Morreu em Áscoli, onde passou os seus últimos anos de vida, como mensageiro da paz e do bem. Morreu em 1604 e foi canonizado por Clemente XII.

    Oração:
    Ó Deus que, tendo ornado São Serafim com multiformes dons do vosso Espírito, o destes a nós como testemunho admirável das riquezas do Cristo, fazei-nos, por sua intercessão, crescer em sabedoria e caminhar diante de vós fielmente segundo a verdade do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 19/10 São Pedro de Alcântara, da ordem I
    19/10 São Pedro de Alcântara, da ordem I

    Nasceu em 1499. Depois de estudos feitos em Salamanca, entrou para os Frades Menores e, ordenado sacerdote, desempenhou diversos cargos da Ordem. Em 1554, obteve a licença de consagrar-se a uma observância mais estrita da Regra. Começou, então, a acolher seguidores, aos quais iniciou numa vida de mais austera pobreza, jejum e penitência e de oração mais prolongada. Impulsionando pelo zelo das almas, dedicou-se com grande fruto à pregação. E com seus conselhos ajudou Santa Teresa de Ávila em sua atividade reformadora entre as Carmelitas. Deixou também obras escritas em que narra a própria experiência ascética, baseada sobretudo na devoção para com a paixão de Cristo. Morreu no dia 18 de outubro de 1562.

    Oração:
    Ó Deus, que ilustrastes São Pedro de Alcântara com os dons de admirável penitência e de altíssima contemplação, concedei, por seus méritos, que, mortificados na carne, mereçamos participar dos bens celestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 20/10 Bem-aventurado Contardo Ferrini, da ordem III
    20/10 Bem-aventurado Contardo Ferrini, da ordem III

    Contardo Ferrini nasceu em Milão, a 4 de abril de 1859. Tendo entrado na Ordem Terceira Franciscana ainda adolescente, conseguiu aliar à ciência humana a sabedoria dos santos. Foi brilhante em seus escritos e magistério e, mais ainda, na integridade de costumes, na piedade, na humildade e pobreza de espírito e na caridade para com o próximo. Morreu em Suna, junto ao lago de Verbano, a 17 de outubro de 1902.

    Oração:
    Ó Deus, que tornastes o Bem-aventurado Contardo admirável em associar a ciência e a piedade, concedei aos vossos filhos e filhas a graça de conhecer-vos como verdadeiro Deus, e amar-vos sobre todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 22/10 Bem-aventurada Josefina Leroux, Mártir da ordem II
    22/10 Bem-aventurada Josefina Leroux, Mártir da ordem II

    Nasceu em Cambrai no ano de 1747 e professou na Ordem das Clarissas no de 1770. Em 1791, devido às leis de exclaustração promulgadas pela Revolução Francesa, foi obrigada a abandonar o mosteiro e refugiou-se em Valenciennes, no mosteiro das Ursulinas, onde se encontrava sua irmã. Mas, outra vez expulsa do mosteiro, foi condenada à morte em 1794.

    Oração:
    Ó Deus, que nos alegrais com a comemoração da Bem-aventurada Josefina, virgem e mártir, concedei que sejamos ajudados por seus méritos e iluminados por seus exemplos de castidade e fortaleza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 23/10 São João de Capistrano, da ordem I
    23/10 São João de Capistrano, da ordem I

    Nasceu em Capistrano, nos Abruzos, no ano de 1386. Estudou Direito em Perusa e exerceu por algum tempo a magistratura. Entrando na Ordem dos Frades Menores e, ordenado sacerdote, desenvolveu incansável atividade apostólica por toda a Europa, dedicando-se à reforma dos costumes entre os cristãos e lutando contra os hereges. Morreu em Ilok, na Cróacia, em 1456.

    Oração:
    Ó Deus, que suscitastes o presbítero São João de Capistrano para confortar a Cristandade aflita, colocai-nos sob a vossa proteção e guardai vossa Igreja em constante paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 25/10 Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, da ordem I
    25/10 Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, da ordem I

    Antônio de Sant’Ana Galvão nasceu em Guaratinguetá, estado de São Paulo, Brasil, em 1739. Entrou na Ordem dos Frades Menores em 1760, sendo ordenado sacerdote aos 11 de julho de 1762. Exerceu suas atividades apostólicas sobretudo na cidade de São Paulo. Grande devoto da Virgem Maria Imaculada, exerceu as funções de pregador, confessor, porteiro, orientador espiritual da Ordem Terceira Secular de São Francisco e guardião do convento de mesmo nome. Fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje, Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz. Distinguiu-se por uma vida apostólica e missionária, sendo chamado “homem da paz e da caridade”. Morreu em São Paulo, aos 23 de dezembro de 1822. Foi beatificado por São João Paulo II, como primeiro brasileiro nato, no dia 25 de outubro de 1998, estabelecendo também esta data para sua comemoração. Em sua visita ao Brasil, durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, o Papa Bento XVI o canonizou no dia 11 de maio de 2007.

    Oração:
    Ó Deus, Pai de misericórdia, que fizestes de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão um instrumento de caridade e de paz entre os irmãos, concedei-nos, por sua intercessão, alcançar sempre a verdadeira concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
  • 26/10 Bem-aventurado Boaventura de Potenza, da ordem I
    26/10 Bem-aventurado Boaventura de Potenza, da ordem I

    Boaventura nasceu em 1651, na cidade de Potenza, Itália. Tendo entrado na Ordem dos Frades Menores Conventuais, distinguiu-se pela austeridade de vida, pela obediência e pela grande abnegação de si mesmo. Foi assíduo pregador da Palavra de Deus e infatigável no atendimento das confissões dos penitentes. Distinguiu-se ainda pelo alto grau de sua caridade para com os encarcerados e condenados à morte. Morreu em 1711.

    Oração:
    Ó Deus, que ornastes o Bem-aventurado Boaventura de Potenza com a virtudes da obediência e do amor ao próximo, concedei-nos, por sua intercessão e exemplo, observar as vossas leis e progredir no caminho da perfeição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
 

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco