Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

5 dicas para ter uma vida de oração

Você tem dificuldade em manter uma vida de oração regrada? Algumas dicas podem te fazer perseverar na rotina com Deus! Confira o conteúdo que preparamos para você!

Vocacional

02.10.2023 11:49:02 | 5 minutos de leitura

 5 dicas para ter uma vida de oração

A oração é a porta da santidade. É através dela que encontramos conforto e respostas em momentos de dúvida e medo. É por meio dela também que nos conectamos com Deus, escutamos a voz dEle e somos ouvidas. Orar é uma forma de reconhecer nossa pequenez diante do Criador, mostrando que sem Ele, de nada somos capazes.

Em primeiro lugar, não devemos rezar porque é uma obrigação. A oração deve fazer parte da nossa vida pois reconhecemos que necessitamos de Deus, porque entendemos que é uma forma de buscar respostas, suplicar preces, pedir perdão pelos atos falhos e agradecer pelas bênçãos recebidas. A oração é simples, ela não precisa ser decorada ou grandiosa. Conversar com Deus é um trato de amizade, como diz Santa Teresa d’Ávila. 

Ter uma vida de oração requer esforço e dedicação. Ela deve ser sua prioridade. Assim como seu corpo precisa de alimentos e água para permanecer vivo, sua alma precisa de Deus. Crescer na espiritualidade e fortalecer nossa fé são passos importantes na caminhada católica. Por isso, algumas dicas podem tornar a oração parte da rotina, transformando-a em um hábito. 

1- Seja constante!

Pode parecer óbvio, mas para que uma ação se torne um hábito, ela precisa acontecer constantemente. Separe um tempo do seu dia para se dedicar a oração. Defina um local e mantenha-o organizado para que não haja distrações no momento em que você se reservar para conversar com Deus. 

Agradeça pela vida, pelas bênçãos recebidas, peça direcionamentos, dialogue. Se tiver dificuldade, recorra às orações deixadas pelo próprio Deus, comece seu momento de intimidade com um “Pai Nosso” e uma “Ave Maria”! Inicie aos poucos. 

Seja paciente. Se falhar, recomece quantas vezes forem necessárias. Para se tornar hábito, uma ação requer perseverança. Dê passos pequenos, separe um período do seu dia para fazer uma oração vocal, ler a Palavra de Deus e frequentar as missas. Todas essas atividades irão colaborar para sua constância na vida de oração. 

Se necessário, ative o despertador ou a notificação de lembrete do seu celular para que você não se esqueça do seu compromisso diário. Faça a oração tornar-se parte da sua rotina. Ao decidir-se pela constância na vida de oração, você marca um encontro diário com Deus. Não o deixe esperando. 


2- Leia a Bíblia!

É mais difícil conversar com quem não conhecemos, certo? Ficamos envergonhadas, receosas, sem saber direito como agir. Mas quando é um conhecido, tudo se torna mais fácil. Dialogar com Deus é assim! É importante conhecê-Lo para construir uma intimidade com Ele. 

Em II Timóteo 3, 16, vemos que “Toda a Escritura é inspirada por Deus”, portanto, que maneira mais especial de conhecê-Lo? Ler a Bíblia é a melhor forma de escutar o que Ele quer nos dizer e entender a importância de ter uma vida regrada de oração. 


Ao ler a Palavra, nos conectamos mais intimamente com o Pai, reconhecemos Sua grandiosidade e nos aproximamos dEle. Nas Escrituras encontramos a esperança e a vida, conhecemos as promessas de Deus, fortalecemos nossa fé e nos afastamos do pecado. A Bíblia nos dá discernimento e revela a Graça imerecida sobre nossas vidas. Para ter uma vida de oração regrada, a leitura da Bíblia é essencial!

3 - Ouça!

Escute o que Deus quer te falar. Às vezes pode ser difícil, podemos acreditar que não somos capazes de escutar a direção dEle para nossa vida, mas no íntimo, Deus nos dá Sua resposta. Não se ache incapaz de escutá-Lo, entenda que você é filha, e um Pai sempre dá o melhor direcionamento. Ele se manifesta de diferentes formas, mas para escutá-Lo, é necessária uma vida de oração. A voz de Deus é melhor compreendida quando estamos próximas dEle. Você pode entender melhor sobre escutar e entender a vontade do Pai, clicando aqui

Ouça pregações, músicas de louvor, escute homilias, peça conselhos de padres, diretores espirituais, religiosos e pessoas que são ativas na vida paroquial. Deus fala através das pessoas. Ouça o que eles têm para te dizer e procure respostas indo às missas, lendo a Sagrada Escritura e realizando orações diárias. 


4- Tenha os Santos como exemplos!

Histórias de vida que nos emocionam e nos fazem desejar o mesmo. O testemunho dos Santos da Igreja Católica nos dão força e mostram que é possível ter uma vida de oração mesmo diante das dificuldades e tribulações. Busque conhecer a vida dos Santos, tenha-os como exemplo de perseverança e fé. 

Leia livros biográficos sobre eles e sobre a vida que levavam.  No carisma Franciscano, São Maximiliano Maria Kolbe, Santa Clara de Assis, São Pio de Pietrelcina são exemplos de Santos que seguiram os ensinamentos deixados por São Francisco de Assis, e tiveram uma vida digna de recordação. 


Quer descobrir quais são os aprendizados obtidos pelos Santos Franciscanos? Temos um conteúdo pensado para você. Clique aqui


5 - Acolha sua vocação!

A verdadeira felicidade é encontrada quando nos realizamos em nossa vocação. Ter uma vida de oração constante, ler a Sagrada Escritura, ouvir o que Deus tem para te dizer e ter a vida dos Santos como referência, são caminhos que nos auxiliam a descobrir nosso chamado. 

A rotina de oração se torna mais fácil quando temos conhecimento do que Deus espera de nós. Acolha sua vocação e a tenha como o sentido da sua vida, assim como Nossa Senhora o fez. Busque conhecer os dons de Deus e confie no propósito que Ele designou para sua vida!


Se você ainda não tem certeza do seu chamado, não se desespere! Sempre é tempo de entender a vontade do Criador. Confira algumas dicas que podem te ajudar no discernimento vocacional neste link

Paz e bem!

Caso deseje conversar conosco sobre este assunto, entre em contato com a Congregação através dos telefones: (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229, ou pelo e-mail: providenciadedeus2@gmail.com. Estamos sempre à disposição para lhe atender! 

Acompanhe-nos também pelas nossas redes sociais!

Instagram 
Facebook 

Mais em Vocacional
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco