Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Reflexões sobre o Ano Vocacional das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus: Avance para águas mais profundas

Deus nos pede para avançar e aprofundar na vocação, deixar tudo para O seguir. Entenda mais sobre o Ano Vocacional das Irmãs de São Francisco aqui!

Vocacional

06.04.2023 11:11:00 | 6 minutos de leitura

Reflexões sobre o Ano Vocacional das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus: Avance para águas mais profundas

Em 2022, a Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus completou um século de fundação e missão. E neste ano de 2023, fomos convidadas pelo Senhor a aprofundar ainda mais os nossos propósitos, a nossa vocação, diante e junto Dele.

Enquanto a Igreja do Brasil vive o Ano Vocacional: Graça e Missão, "Corações ardentes, pés a caminho", vivemos também um novo tempo em nossa história, que nos impele a avançar, a buscar ir além em tudo o que já construímos dentro da nossa espiritualidade até agora.

Vamos juntas refletir sobre o tempo de Deus na vocação? Clique aqui!

A passagem da pesca milagrosa, em São Lucas, capítulo 5, versículos 1 ao 11, é o nosso texto bíblico iluminador do ano, conhecido pelo chamado de Cristo aos discípulos para que se tornassem seus pescadores de homens.


"Avance para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca." (Lc 5, 4)

Essa passagem se inicia com os discípulos frustrados por uma noite de pesca sem resultados. No momento em que se encontram com Jesus, haviam descido do barco para consertar as redes, mas será que o problema era mesmo com as suas ferramentas, ou com a forma como eles estavam administrando elas?

Em outras traduções do versículo citado acima, lemos o pedido de Cristo como "Faze-te ao largo", você sabe o que significa essa expressão? Nada mais é do que arriscar-se fora da zona de conforto.

Na nossa vocação também é assim, muitas vezes nos inquietamos e não conseguimos descobrir o que Deus Pai Providente tem preparado para nossas vidas, porque estamos nos contentando apenas com a superfície, temos medo de buscar mais fundo e perceber o que precisamos desapegar e alinhar em nosso interior para responder ao chamado de Deus. E é dentro do nosso coração que podemos encontrar maravilhas da ação de Nosso Senhor.


Aprenda mais sobre a ação da Providência de Deus clicando aqui!

Além disso, podemos também refletir nesses versículos sobre a fé e as nossas escolhas. A manhã já não era mais o período ideal da pesca, sem contar que nada melhor do que um pescador para entender sobre o seu próprio trabalho, e por isso a resposta de Simão é quase como uma justificativa: "Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos" (Lc 5, 5).

Contudo, apesar da liberdade de Simão em deixar-se levar pelo orgulho ou pelo cansaço, escolheu confiar.

"Mas, por causa de tua palavra, lançarei a rede." (Lc 5, 4)

Ele escutou a sugestão do Mestre com o coração, crendo com verdade e se movendo, agindo para isso, ali o milagre aconteceu.

O primeiro passo para a vocação é silenciar as nossas vontades e ouvir - ativamente, dando um voto de compromisso, entrega e abandono - à Vontade de Deus, o que logo nos conduz para o segundo passo, a confiança.

Escutamos por meio da oração, da leitura das Sagradas Escrituras, da vida em fraternidade, das obras missionárias de caridade e do anúncio de amor e paz ao nosso próximo!


E agora que já entendemos o processo e tudo parece caminhar bem em direção ao nosso sentido pessoal do viver, chegam as tentações e as dúvidas. O pecado quer nos convencer, por meio das nossas fraquezas, que não podemos ser amados e amar a Deus, "Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador” (Lc 5, 8), entretanto, também as palavras de Jesus no Evangelho nos dizem que é justamente nós, pecadores, que somos chamados e escolhidos (Mc 2, 17).

Ele quer curar, salvar e também nos transformar em seus instrumentos de salvação!

""Não temas; doravante serás pescador de homens." E, atracando as barcas à terra, dei­xaram tudo e o seguiram." (Lc 5, 8-9)

A mensagem final da leitura é essa: seguir, largar tudo para a seguir a Deus e a nossa vocação. Para isso é necessário coragem, lançar-se, permitir sair da costa, atravessar e navegar com Deus por mares ainda não descobertos, enfrentar desafios e surpreender-se com as novas possibilidades e oportunidades que encontramos pelo caminho com Ele.


Lançar-se não somente no "sim", mas continuamente 

Se prosseguirmos meditando pelos capítulos e livros da Bíblia, chegaremos até a leitura da segunda pesca milagrosa, a qual acontece como uma das aparições de Jesus após a sua ressurreição.

O que acontece nessa situação é que Pedro e os Apóstolos já sabiam como pescar homens, mas estavam desanimados, com as almas vazias e famintas, sem acreditar além do que era visível e, mais uma vez, não conseguiam ter sucesso em sua pesca, além de não reconhecer Jesus em um primeiro momento.

A partir do milagre, relembram do seu primeiro "sim", então João percebe: "É o Senhor!" (Jo 21, 7), e Pedro não perde tempo em atirar-se com ousadia no mar para ir de encontro com o seu Mestre.

Depois, enquanto se alimentavam, Cristo renova o propósito de Pedro, confirma sua disposição e amor e dá a missão de apascentar as ovelhas Dele. 

Não deixemo-nos acostumar com o raso, com Deus sempre podemos mais, explorando as profundezas da nossa vocação!

São Francisco e Santa Clara também deixaram tudo para seguir a Cristo

Francisco e Clara, são exemplos também quando o assunto é uma conversão verdadeiramente corajosa e apressada em amar a Deus, os irmãos pobres e necessitados e, assim, cumprir os seus propósitos de vida.

Recomendamos a leitura desses conteúdos abaixo para você conhecer mais da história dos santos franciscanos e se inspirar com elas:

- A pobreza de São Francisco de Assis - Clique aqui.
- O que Santa Clara de Assis nos ensina sobre seguir a vocação? - Clique aqui.


Se Deus lhe tocou o coração para avançar em direção às profundezas daquilo que a Divina Providência planeja em sua vida, mergulhe na vocação franciscana. Seja uma Irmã de São Francisco!

Quer saber mais sobre como descobrir a sua vocação? Temos um blogpost especialmente para você bem aqui

Paz e bem!

Venha conversar conosco sobre esse assunto! Você pode entrar em contato com a nossa Congregação pelos seguintes telefones (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229. Ou, se preferir, fale com as Irmãs de São Francisco da Providência Divina através do e-mail: providenciadedeus2@gmail.com

Acompanhe-nos também em nossas redes sociais!
>>> Instagram e Facebook

Mais em Vocacional
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco