Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

A Providência de Deus agindo no novo: começar e recomeçar

Ano novo é sempre tempo de reflexão e preparação para os próximos planos. Como a Providência de Deus inspira-nos confiança para viver o novo? Saiba mais!

Vocacional

20.12.2022 15:55:51 | 6 minutos de leitura

A Providência de Deus agindo no novo: começar e recomeçar

Finais de ano e a recepção de um ano novo sempre são tempos propícios à reflexão. Costumamos pensar em quais pontos evoluímos em nossas vidas, inclusive na espiritual, em quais deixamos a desejar e precisamos transformar, prontamente ou gradualmente. 

 A partir do olhar sobre o que já vivemos, também é nesse período onde traçamos os nossos planos para o ano vindouro, organizamos nossos próximos passos, àqueles que precisarão de mais atenção e nos custarão mais, os momentos que exigirão grande confiança na Providência Divina, a necessidade de aperfeiçoamento de alguma virtude em específico, a disposição e coragem imprescindíveis para colocar-nos em movimento e realizar os sonhos de Deus para nós. 
São tantos novos desafios, possibilidades e oportunidades, todos os dias, é isso o que inspira-nos a perceber sentido e a viver!

A ação da Providência de Deus

Começar um novo projeto ou uma nova fase causa-nos, naturalmente, certa insegurança. Quando Jesus nos fala no santo Evangelho que para a Salvação basta crer (Mc 16, 16), isso não significa de forma alguma maior facilidade, acreditar, ter fé implica em dar o seu "sim" e, muitas vezes, abandonar-se ao escuro, sabendo que Deus é a luz que guia-nos mesmo quando não percebemos, Ele é base forte e segura, "Não temas" é o seu pedido em tantos momentos na sua Palavra.


Para o ser humano, tão apegado à sua individualidade e vontade de querer fazer tudo por conta própria, deixar-se depender unicamente da Providência é uma decisão difícil, é preciso paciência e muita perseverança.
Deus sabe de todas as coisas e é Bom em todas elas, nesses momentos em que o novo nos assusta, precisamos compreender que Ele já tem tudo preparado, podemos responder simplesmente: "Confio em vós!"

Viver a vocação é recomeçar 

Durante o discernimento vocacional, vivemos uma mudança completa nas nossas vidas, e as dúvidas que surgem nele, nesse novo de Deus, também costumam nos deixar inseguros. Nesse sentido, precisamos repetir aquele mesmo processo dito anteriormente, repensando e se arrependendo dos nossos erros, convertendo o nosso coração e, então, finalmente assumir essa grande e honrosa responsabilidade que é a vocação.

Há muitas coisas para recomeçar durante esse processo, que não finda. A nossa oração deve ser sempre mais comprometida e frutuosa; as nossas obras devem refletir cada vez mais caridade e desapego, principalmente, daquelas ganâncias que são do coração; a nossa alma precisa estar cada vez mais atraída, apaixonada e unida pelo Senhor. Isso tudo não acontece por obrigação, mas, tão somente, por puro amor!
A melhor forma de avançar é através do renovo, a estagnação nunca combina com a vida de um filho de Deus.

Quer conhecer como funciona o nosso processo de discernimento vocacional? Saiba mais aqui.

O recomeçar de São Francisco 


“O que antes me era amargo, mudou-se então em doçura da alma e do corpo. A partir desse momento, pude afastar-me do mundo e entregar-me a Deus”.

A vida de São Francisco andava entregue à festas e riquezas quando, ao ter um encontro com a pobreza, viu o chamado do próprio Deus para a vocação de ser pobre como Ele.
Além disso, o pedido do Senhor para Francisco, no ano de 1206 quando rezava na capela de São Damião em Assis, foi um pedido de recomeço: "Vá e restaure a Minha Casa!". Mais tarde percebeu que Deus não falava de uma obra física, o real sentido era muito mais profundo, falava da igreja como um todo, a necessidade de conversão, reconstrução, de arrependimento e voltar-se para o caminho de retidão. Também nós somos igreja!

Quer saber mais detalhes sobre a vida e pobreza de São Francisco? Clique aqui.

O recomeçar de Santa Clara


O recomeçar de São Francisco foi o que inspirou o recomeçar de Santa Clara! Ele também pode ajudar o seu, saiba mais aqui.

Santa Clara desde a infância já demonstrava um amor para com os menos favorecidos, mas apenas quando conheceu o santo compreendeu o seu lugar no mundo. Desapegou, assim, de uma vida de nobreza e teve o seu recomeçar abandonando posses e fortunas para consagrar-se inteiramente a Deus, em votos de obediência, castidade e pobreza (compreenda melhor sobre esses tesouros da vocação clicando aqui).

"Vos deixeis fortalecer no seu santo serviço, crescendo de bem para melhor, de virtude em virtude" são palavras da corajosa virgem de Assis e demonstram que essa entrega nos alimenta a dar sempre mais frutos, de pouco a pouco, além de também trazer o exemplo de que a persistência deve ser uma das virtudes que nos mantêm com o coração pronto para acolher e amar mais o próximo e o nosso Senhor.

Conheça melhor a história e vocação dessa jovem aqui.

Você precisa recomeçar?

"E em toda parte onde estiverem, recordem-se que se doaram a si mesmos e entregaram seus corpos ao Senhor Jesus Cristo" (São Francisco de Assis).

Na caminhada de fé e na vocação precisamos recomeçar todos os dias, temos que reconhecer isso! Pratique esse exercício de olhar para dentro de si e recordar aquele momento que lhe fez começar, o primeiro olhar apaixonado que Deus lançou-lhe e do qual você retribuiu, a primeira ocasião em que percebeu a poderosa ação da Divina Providência. Encontramos na nossa própria história, lindamente construída pelo Senhor, as motivações para continuar e querer sempre mais Dele, ir mais fundo, ir além!

Se você ainda não descobriu a sua vocação, clique aqui, queremos te ajudar.

Ele nos chama nas coisas pequenas e segue junto de nós nesses mesmos momentos. A santidade, objetivo de todos nós, vai sendo construída dessa forma, não apenas no exato momento da conversão, no aceitar a vocação ou, até, na realização de um milagre, santos foram e são aqueles que insistiram em confiar no que Deus desejava proporcionar-lhes e permitiram-se renascer sempre que preciso para as coisas do Céu.

Ele te chama? Responda a esse chamado aqui!

Paz e bem!

Quer conversar conosco sobre o assunto? Você pode entrar em contato com a nossa Congregação pelos seguintes telefones (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229. Ou, se preferir, fale com as Irmãs de São Francisco da Providência Divina através do e-mail: providenciadedeus2@gmail.com
 
Acompanhe-nos também em nossas redes sociais!
>>> Instagram e Facebook

Mais em Vocacional
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco