Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Santa Clara e a sua vocação: 5 frases para refletir

No mês vocacional e de Santa Clara, seus pensamentos chegam para refletir e iluminar o propósito de Deus em nossas vidas. Confira este conteúdo!

Devoção Mariana

07.08.2023 17:03:22 | 6 minutos de leitura

 Santa Clara e a sua vocação: 5 frases para refletir

Agosto é o mês de Santa Clara e também o mês que tem como sua principal intenção de oração as vocações. Iluminada por Deus, desde jovem Clara tinha grande certeza que era chamada para a vida religiosa, entre desafios familiares se viu tendo que agir com prontidão e coragem para realizar e viver os propósitos do Senhor sonhados na vida dela…

Em uma noite de Domingo de Ramos, fugiu e abraçou a pobreza, a qual tanto a atraía, se encontrou com São Francisco de Assis na Igreja Porciúncula, em Santa Maria dos Anjos, e na pequena e simples igreja, semelhante à alma de Clara, consagrou-se inteiramente a Deus, brilhando sua vocação para todo o mundo!


Conheça mais sobre a história da bela e santa jovem de Assis através deste conteúdo aqui.

O exemplo de Santa Clara é uma luz para a nossa vocação, assim como nós, inspiradas por São Francisco de Assis, a figura do nosso Pai Seráfico também teve um papel muito importante na vida da santa, a qual chegou proclamar-se como a "plantinha do bem-aventurado pai Francisco". Clara nos ensina, portanto, a partir de boas referências e inspirações, a cultivar a humildade, pois Deus olha para os pequeninos, eleva-os e os transforma em faróis da Paz, Providência e amor de Deus para o mundo!


1."Sabeis que não dá para ser glorioso no mundo e lá [no Céu] reinar com Cristo".

Nossa vocação não para por aqui! A jovem Clara tinha olhos na Eternidade, guardava Lá os seus tesouros, o seu coração, porque preserva-os na imperecibilidade, longe do pecado que deteriora a Salvação entregue a nós por amor pelo pobre Crucificado.

Não era complexo para Clara, que deixou as riquezas do mundo e optou pelas riquezas de Deus, compreender que "a vida feliz para sempre" é mesmo uma "troca maior e mais louvável" em comparação aos bens daqui.

Na vocação franciscana, a missão se faz presente e a vida é valorizada e promovida em sua simplicidade, seguimos e imitamos o Deus que se fez homem como nós, pequeno e servo, para permanecer seguindo-O na verdadeira Vida!

-Saiba mais sobre a vida missionária das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus aqui.

2. "Veja como por você Ele se fez desprezível e o siga, sendo desprezível por Ele neste mundo".

Será que o beijo de São Francisco no leproso foi demais? Será que Clara desapegar de tudo e desejar a pobreza não era uma atitude muito radical? Eles souberam que não se tratava apenas das suas próprias forças, para conseguirem desempenhar tão grandes propósitos, contavam com o primeiro a fazer isso: Cristo.

Precisamos nadar contra as marés negativas que o mundo nos propõe, ser a diferença. Sair do nosso próprio egoísmo e acolher aquele que sofre, sofrer junto dele se for necessário, sofrer e amar com e como Cristo. O próprio Deus se esvaziou e fez-se miserável como nós, experimentando as dores da nossa humanidade. Por mais que na carne desejasse afastar os sofrimentos, escolheu a Vontade de Deus!


O fardo do Senhor é difícil, mas nem se compara ao peso do pecado em nossos corações. A Palavra de Deus nos confirma! Que tal refletir em sua oração do dia alguns versículos sobre isso?

- 2 Coríntios 4, 17
- Romanos 8, 18
- 1 Pedro 2, 19-24
- Isaías 53

3. "Tenho a maior alegria e transbordo com a maior exultação no Senhor".

Viver o serviço e a pobreza não quer dizer ser triste ou fechado. Porque a vocação é uma realização em nossas vidas, estar junto de Deus é a mais plena alegria que podemos encontrar!

Por isso, na missão, diante dos desafios e vitórias, carregamos o amor de Deus sempre através dos nossos sorrisos e abraços aos irmãos que nos deparamos pelo caminho.


4.“Prenda-se à sua dulcíssima Mãe, que gerou tal Filho que os céus não podiam conter, mas que ela recolheu no pequeno claustro do seu santo seio”.

O abandono de Nossa Senhora à Providência e o seu coração discreto - mas repleto de amor materno para oferecer! - ajudam-nos a gerar nossa vocação no pequeno e no ordinário, dando frutos muito mais longe do que podemos imaginar.

Quando nos reconhecemos do tamanho que somos perto do Deus Grande, Ele realiza o milagre de adentrar nossas almas, assim como o Espírito Santo adentrou o ventre da Mãe, e fez nela - faz também em nós - maravilhas.

- Inspire-se com o "sim" da Pobre Senhora, mãe de Deus, e viva a dimensão do serviço na sua vocação, sendo obediente e fiel à vontade de Deus. Leia mais aqui!
- Conheça mais sobre o mistério da Encarnação de Nosso Senhor neste conteúdo.

5. "Ame com todo o coração a Deus e a seu filho Jesus, crucificado por nós pecadores, sem permitir que ele saia de sua recordação". 

Clara também nos diz sobre não perder seu ponto de partida. Se nos esquecemos de Jesus, se nos esquecemos do amor - a virtude principal da caridade (1 Co 13) -, não conseguimos avançar na vocação.

Quando não permanecemos e deixamos de conviver com Nosso Senhor, corremos o risco de esfriar no amor. Se não lembramos mais da sua Voz, como escutar seu chamado? Se não conseguimos discernir se é Deus quem fala ou as nossas próprias vontades da carne, como confiar que a decisão tomada será correta? Como seguir o caminho preparado para nós?

- Compreenda como melhor escutar, confiar e seguir o chamado de Deus em sua vida para avançar na vocação através deste conteúdo.

A iluminada santa nos pede para conservar e sempre intensificar o Amor a Deus, pois tudo se encaixa se o colocamos em seu lugar, como prioridade!


"Sejam espelho e exemplo para os que vivem no mundo". 

Seja uma Irmã de São Francisco da Providência de Deus! Preencha o formulário disponível no link acima e vamos percorrer juntas sua jornada até Deus.

Quer saber mais sobre como descobrir a sua vocação? Temos um blogpost especialmente para você bem aqui

Paz e bem!


Você também pode conversar conosco sobre esse assunto entrando em contato com a nossa Congregação pelos seguintes telefones (11) 3501-0106 ou (11) 95114-0229. Ou, se preferir, fale com as Irmãs de São Francisco da Providência de Deus através do e-mail: providenciadedeus2@gmail.com

Acompanhe-nos nas redes sociais!
>>> Instagram, Facebook e YouTube

Mais em Devoção Mariana
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma

WhatsApp

Fale conosco